A importância dos hobbies e da interdisciplinaridade para um profissional de qualquer área


Já reparou que, muitas vezes, o menor dos conhecimentos em uma área totalmente distinta da sua pode fazer uma diferença gigantesca em uma tarefa de trabalho? Ou então, que ao descobrir um hobbie novo, o nível de ansiedade ou paciência para ligar com a rotina e desafios chegou a níveis mais saudáveis?

Durante a convivência, nossa personalidade faz o seu papel ao tornar-se cada vez mais envolvida com a maneira que realizamos nossas atividades. Fica mais nítido com o tempo a maneira que lidamos com desafios, com a ociosidade, com a produtividade, criatividade e até mesmo nossa relação com os colegas de serviço. Quando analisamos nosso estado psicológico e passamos a cuidar de nossa saúde mental, os hobbies tornam-se uma alternativa que, muitas vezes, melhoram excepcionalmente nossa maneira de lidar com a vida em todos os sentidos.
I wish I were good at writing music tbh
Nesta postagem um pouco diferente do habitual do nosso blog, decidi trazer alguns tipos de atividades (principalmente hobbies) que são de extremo valor para nosso conhecimento e manutenção do bem-estar - e o quanto isso reflete em nossa qualidade no trabalho.

Música

Um hobbie conhecido e muito popularizado é o de se tocar instrumentos. Além de desenvolver a sensibilidade artística da pessoa, também evolui a atenção e paciência, já que estimula o treino e a concentração. A prática de tocar um instrumento pode sobressair positivamente no momento em que você menos esperar durante o desenvolvimento profissional.

Leitura

Aumenta a concentração, além de possuir a capacidade de expandir seu conhecimento de mundo. Essa prática vale para nível de histórias, até livros e artigos voltados ao campo de trabalho.

Jardinagem

Cultivar plantas é uma terapia que exige paciência e estudo, requisitos excelentes que refletem fortemente em sua maneira de trabalhar. O curioso é que, muitas vezes, quanto mais específica for a sua forma e tipo de cultivo, mais especializado será o seu conhecimento sobre aquela determinada atividade, induzindo à pesquisas ainda mais profundas. Tenho o costume de cultivar plantas carnívoras e esta especificidade tende a me fazer pesquisar e aprender ainda mais técnicas - entrando assim em um nível de conhecimento científico e permitindo que eu coloque em prática meus conhecimentos adquiridos. Um exemplo está na imagem ao lado: Ao desenvolvermos o costume de cultivar plantas, temos a oportunidade de estar em contato com coisas que não vemos todos os dias, como este lindo cultivar de cor vinho da Dionaea muscipula.

Aquarismo

Este é um ponto que pretendo desmembrar com mais força no blog. A capacidade terapêutica de um aquário bem montado e projetado possui níveis gigantescos. Mesmo antes de seu lindo resultado final, a montagem e o estudo intensivo necessários para que o tanque seja de mínima qualidade desafiam nossa capacidade de pesquisa e ampliam nosso conhecimento, além de incentivarem a programação de atividades rotineiras e desenvolverem o hábito de prestar atenção aos mínimos detalhes para que se chegue ao resultado desejado.
Mesmo um aquário em etapa de montagem exige extrema atenção do aquarista.

Interdisciplinaridade

É muito raro que a pessoa nunca tenha se perguntado, ou ouvido alguém perguntar "mas para quê isso será útil na minha vida?" a verdade é que será útil, mesmo que você são perceba (ou nem mesmo saiba, mas ela estará lá).

Possuir um pouco de conhecimento em cada área, mesmo que básica, é de fundamental importância para que a opinião e a inteligência de uma pessoa seja construída e permaneça a se desenvolver. Ouvir com um pouco mais de atenção o que o seu amigo da área das ciências humanas têm a dizer, prestar um pouco mais de atenção à calculos matemáticos ou até mesmo aprender a se comunicar bem ou conhecer técnicas de marketing ou empreendedorismo podem ser a sementinha para algo extremamente valioso no futuro da sua carreira, acredite. Ter conhecimentos em web design, design gráfico e informática foram de ajuda excepcional para o desenvolvimento de nosso blog, por exemplo.

Reflita

À nível profissional, somos amplamente incentivados (ou obrigados) a dar a nossa vida pelos estudos e por uma boa conduta a fim de construirmos uma carreira almejada por muitas pessoas. Essa pressão para um "bolso cheio" ou status pode sim ser conquistada, mas muitas vezes, a preço de qual nível de saúde? E, neste caso, principalmente a psicológica. Os hobbies são uma ferramenta extremamente importante e não apenas para que tenhamos o que fazer durante tempos de ociosidade - são uma fonte de autoconhecimento e podem ofertar oportunidades que você jamais imaginaria que poderiam oferecer à nível de carreira.

Para concluir, pense um pouco sobre estas perguntas, e responda-as para si mesmo: quantas oportunidades de carreira apareceram para pessoas em momentos e locais onde elas menos esperavam? Quantas empresas não foram criadas com a parceria entre pessoas de áreas do conhecimento totalmente distintas? Quantas vezes saber realizar uma atividade que outras pessoas não faziam ideia de como solucionar pôde te salvar graças à aquela atenção especial dada para um documentário ou leitura diferente da sua habitual?

Comente aqui sua experiência com esses temas caso sinta-se à vontade! :)
Até breve! 

Créditos:
- As imagens de plantas carnívoras da capa e do corpo da postagem fazem parte da galeria exclusiva dos cultivadores Victor Castro e Valdemar Schossland. Clique em seus nomes para conhecer um pouco mais sobre o trabalho destes grandes mestres e sobre nosso projeto em conjunto com cultivadores de plantas carnívoras de todo o Brasil!
- As imagens relacionadas à aquarismo foram cedidas pelo biólogo especialista em herpetologia (e aquarista também, hehe) Diego Rasta.
- A imagem de música do corpo da postagem foi retirada do Pinterest, mais necessariamente desta postagem.

Comentários