Eu sempre me perguntei o motivo pelo qual eu não conseguia terminar nenhum diário que eu começava terapeuticamente ou simplesmente como uma forma de diversão, e quando iniciei este tipo de caderno de anotações, meu receio era exatamente o de acabar largando-o em algum canto do meu quarto.
Eu me surpreendo até hoje, atingindo o total de apenas duas folhas em branco. Cheguei à conclusão de que tudo o que eu precisava era de um propósito temático, e neste caso, foram minhas mais do que humildes aventuras como biologista e futura médica veterinária (além de, claro, parar de me preocupar em querer ter conteúdo para preenchê-lo perfeitamente em todos os dias do ano).
Este diário me acompanhou por um ano inteiro: assistindo e documentando todos os meus estudos em meu primeiro estágio, guardando todos os momentos na natureza que presenciei e corri atrás, servindo como apoio e mapa mental em todas as palestras que participei e até mesmo me fez retomar a meu hobbie mais antigo; o desenho. Para a segunda metade de 2018, já tenho a minha "edição dois" preparada para iniciar mais um ciclo.
Chegando à minha motivação para trazê-lo ao blog, tenho como principal empurrãozinho todos os elogios que recebi de amigos e colegas com relação ao conteúdo abordado e estilo da capa. Acredito que esse tipo de material tem um potencial muito forte para incentivar pessoas a seguirem seus sonhos, sendo eles por hobbie ou profissionalmente.
Personalização
Quando optar por fazer esse tipo de objeto que irá te acompanhar por todo lugar, é uma boa que ele reflita a sua personalidade. Algumas pessoas podem procurar em papelarias maiores por cadernos de capa dura e de couro sintético, ou algum outro seguindo seu desejo. No meu caso, decidi comprar um caderno com uma capa qualquer apenas para utilizá-lo como base para algo mais artesanal.
Ensinarei brevemente como fazê-lo:
- Pegue seu caderno e cole inicialmente um fundo limpo em toda a superfície dos dois lados da capa. Utilizei para os meus uma base em papel reciclado;
- Escolha algumas imagens de seu gosto e recorte os componentes para colá-los. Os animais que estão em meu caderno de 2017 pertencem às ordens cetacea, carnivora e lepidoptera e são ilustrações de Kelsey Oseid (créditos e informações no final da postagem). Os animais presentes no diário de 2018 são das ordens squamata, testudines (quelônios) e anura, ambos também do mesmo artista;
- Com um pouco de paciência, cole-os aleatoriamente tanto na frente, quanto no verso da capa.
- Quanto estiver seco, finalize com uma folha de papel contact transparente para tornar o acabamento resistente.
Com relação ao conteúdo
Este tipo de diário encaixa-se em praticamente qualquer tipo de tema, não necessitando ser de cunho científico para que dê certo. Utilize-o para música, receitas, anotações de hobbie e até mesmo desenho (nesse último caso, recomendo que o caderno a ser escolhido seja no modelo sketchbook).
Como citado na introdução do post, eu tinha dificuldades também com meu perfeccionismo. Acreditava que para um diário ser legítimo, teria que conter um folha para cada dia do ano, o que não é verdade. Acomode seu novo amigo à sua disponibilidade e nível de inspiração - garanto que ele estará lá sempre que você precisar dele.
Relacionando diretamente à dúvida de o que escrever, darei alguns exemplos utilizando as minhas experiências: Desenhar animais e plantas, fazer exsicatas, colar penas, insetos, fazer anotações de estudos de campo, laboratório e palestras; existe uma infinidade de opções, e elas apenas possuem como barreira a sua própria mente.
Na esquerda, meu caderno atual (2017); à direita, meu próximo caderno (2018). |
Quando me imaginei em uma carreira científica/médica ainda com meus seis anos, não esperava (na verdade, eu esperava sim) que estaria chegando a patamares tão altos em questão de acúmulo de conhecimento como me encontro nos dias de hoje. Devo os créditos de todo esse acúmulo principalmente para meu diário de campo.
Já experimentou possuir um diário nesse estilo? Pensou em iniciar e possui alguma dúvida, ou quer compartilhar seu próprio caderno conosco? Deixe seu comentário!
Nos vemos em breve!
Créditos:
As ilustrações de animais utilizadas na capa de meus diários são de TOTAL pertencimento à Kelsey Oseid (Kelzuki). Cheque seu trabalho maravilhoso em seu site: https://kelzuki.com/
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe sua visão com a gente!