O Técnico em Análises Clínicas


À pedido de um médico, por motivos emergenciais ou até mesmo voluntariamente, exames laboratoriais são uma etapa essencial de análise da saúde do corpo humano. Quando somos levados à salinha de coleta de uma clínica ou hospital, muitas vezes não imaginamos que a qualidade prestada pelos profissionais e o esforço para realizar um confortável e prático atendimento inicia-se assim que colocamos o pé na instituição.

Em conjunto com muitos outros profissionais, o capacitado para fazer a análise laboratorial de amostras coletadas do paciente e a partir disso, detectar e emitir exames (de fundamental importância para um médico) é o Técnico em Análises Clínicas (ou Patologia Clínica).

Sendo este um cargo de grande responsabilidade, tanto para a segurança do profissional quanto para a de seu paciente, o profissional técnico passa por um importante período de capacitação durante a realização do curso. Para garantir a qualidade dos serviços prestados, a profissão detém órgãos regulamentadores oficiais (como a Sociedade Brasileira de Análises Clíncas - SBAC), que padronizam e certificam as atividades realizadas por todo e qualquer laboratório de análises clínicas no Brasil.
Corte histológico que destada os túnulos seminíferos, onde ocorre o processo de desenvolvimento do espermatozoide.
Um técnico em análises clínicas também possui habilidades que envolvem temas voltados à áreas de pesquisa, não limitando-se ao laboratório de saúde

Mas afinal, onde e como exatamente esse profissional irá atuar?

São capacitados para atender ao paciente desde a coleta do material até sua análise e laudo. O técnico em Análises Clínicas que atua na coleta sanguínea é chamado de Flebotomista. Durante o curso, todos os alunos são orientados quanto as instruções necessárias para uma coleta de sangue o mais confortável, segura e rápida possível. Além da parte técnica, o profissional também recebe orientações quanto à lidar com o psicológico dos pacientes mais nervosos com a situação, além de aprender a realizar a coleta em casos especiais (crianças, idosos, pessoas de cama, em estado grave, dentre outros).

Além da análise hematológica (sanguínea), o técnico também realiza a leitura de exames parasitológicos e/ou funções digestivas por meio das fezes e a urinálise atua em função do estudo dos componentes na urina que sinalizam inúmeros sinais que o corpo tenta alertar.

Após a leitura e identificação do nível de saúde do paciente, o técnico também fica, muitas vezes, responsável pela elaboração do laudo que será encaminhado para o médico que solicitou os exames.

Os exemplos citados acima são, provavelmente, as atividades essenciais de um técnico em análises clínicas - mas além desses, alguns também podem ser ensinados a atuar em áreas como: imunologia; bioquímica; espermograma; biotérios; microbiologia e bioquímica em laboratórios de análise ambiental; laboratórios de patologia clínica veterinária e outros.

Atenção: Um bom resultado também é de responsabilidade do paciente! ;)

Para que o resultado dos exames seja de máxima confiança, um técnico deve se esforçar muito para estar sempre de acordo com as normas de biossegurança e protocolos de utilização de suas ferramentas de trabalho (além de, claro, possuir um conhecimento teórico de bom nível para reconhecer o que está no campo de seu microscópio) - Entretanto, nem sempre o profissional estará com as rédeas da situação.

Resultado de imagem para pote de coleta de fezesAo marcar um dia para a entrega do material necessário, os recepcionistas do estabelecimento são capacitados para oferecer todas as instruções o mais claramente possível.

Para uma boa coleta de fezes, por exemplo, é muito importante que o material seja armazenado por no máximo 24 horas anteriores ao momento da coleta, dentro da geladeira e em recipiente ideal. Outras indicações incluem não utilizar amostra fecal coletada de dentro do vaso sanitário e adicionar fezes até a metade do pote coletor. Já para a urina, deve-se desprezar o primeiro jato e armazená-lo em um pote de coleta estéril.

Além das informações básicas exemplificadas acima, outras orientações serão dadas dependendo do tipo de análise a ser realizada.

Seja sempre sincero! Caso tenha, independente da razão, quebrado alguma regra proposta pelo profissional, esta deve ser comunicada para que estejam cientes dos sinais anormais que podem ser detectados durante a análise. Alguns destes incluem estar menstruada, beber ou comer algo antes do exame que dependia de jejum ou utilizar algum tipo de medicamento ou droga lícita.

Como se tornar um técnico em Análises Clínicas?

Para atuar nesta profissão, é necessária a realização de um curso técnico. O piso salarial pode ir de R$1.070,00 para iniciantes em empresas pequenas e avançar para até mais de R$2.500,00 para os mais experientes que trabalhem em empresas grandes. Além de uma ótima profissão, obter o diploma deste curso também serve como um adicional de destaque no currículo de quem almeja cargos maiores na área da saúde ou em outros ramos das ciências biológicas.

Dentre as matérias ensinadas nos cursos disponíveis no país, temos: Anatomia e Fisiologia, Técnicas Laboratoriais, Microscopia, Informação e Legislação de Saúde, Acreditação, Imunologia, Parasitologia, Hematologia, Coleta Sanguínea, Urinálise, Bioquímica e Microbiologia.

Na visão de uma aluna

Como técnica em Análises Clínicas em formação e estando no último ano do curso, posso dizer que escolher realizá-lo foi uma das melhores decisões que fiz. Sinto que ao entrar na universidade, estarei um passo à frente na questão profissional, mas além disso, também terei cunho para participar de discussões e auxiliar meus colegas em matérias que foram facilitadas pelo conhecimento prévio que obtive.

Gostaria de deixar aqui um agradecimento especial ao Curso Técnico em Análises Clínicas oferecido pela Escola Ténica Estadual Juscelino Kubitschek (FAETEC), ao corpo docente que tornou-se a base para todo o meu conhecimento profissional (professoras Valéria, Rosália, Cláudia, Regina e Mariane; professores Ulisses, Fernando e Gamon; Não excluindo também todos os professores das matérias de ensino médio que muito contribuíram com os diferentes níveis de conhecimento) e por último, mas não menos importante à turma 311. Este é nosso último ano no ensino médio e na escola, e como homenagem, deixo esta postagem para nós.

Caso queira saber um pouco mais sobre esta profissão, ou se você já é um técnico em análises clínicas, deixe um comentário e ajude a divulgar estas informações com as pessoas próximas a você :)

Até breve!

Créditos:
Algumas imagens utilizadas foram doadas por membros do grupo de whatsapp Microbiologia Brasil. Devo agradecimentos especiais para a Bióloga Michelle Macêdo; outras foram tiradas em aula por mim e alguns colegas.
- Ilustração do pote: http://enfermagem-amoreiracampos2011.blogspot.com.br/2011/10/coleta-de-material-para-exames.html 

Comentários