Turismo e aventura! - Parque Lage (RJ)

Concluindo a segunda parte das postagens sobre locais de ótima pedida para se passar um tempo com a Natureza no Rio de Janeiro, passamos momentos de grande aventura no Parque Lage!

Conhecido pela beleza de se desfrutar da sombra em um palacete aos pés do Cristo Redentor, rodeado pela Mata Atlântica, a área verde é algo de turistas estrangeiros e dos próprios moradores da cidade. O local, que contém além de trilhas, áreas de lazer e até mesmo um pequeno aquário, também abriga a Escola de Artes Visuais. "O Palacete do Parque pode ser uma aula de arquitetura aos observadores atentos ao estilo do palácio, ao partido tomado e implantação no local, assim como uma aula sobre diferentes tipos de paisagismo, já que no local existem jardins romanticos ao estilo inglês com caminhos fantasios e sinuosos assim como um jardim racionalista e geométrico, planejados e executados em diferentes épocas." - Citação do Site Rio de Janeiro Aqui

Depois do passeio pelo Jardim Botânico, decidimos dar uma rápida passada também por este local. Adentramos em algumas trilhas deslumbrados com a beleza e calmaria da floresta, mas sem percebermos, o passeio calmo tornou-se um grande aventura.

Ao visitar as grutas e cavernas, percebemos que uma se destacava das demais - ou melhor, se escondia entre as demais. Uma pequena galeria pluvial aberta para exploração do público era um ótimo exemplo sobre como a natureza está em todos os lugares e consegue se adaptar tão magicamente: morcegos, crustáceos, anfíbios e outros animais utilizavam o pequeno local como sua casa. Tomando todo o cuidado e com o máximo possível de respeito às criaturas, registramos tudo para vocês por meio de nosso celular e com a ajuda de um dos patrulheiros da Tropa Sênior.

Resultado de imagem para morpho anaxibia
M. anaxibia - Créditos: Borboleta.org
Continuando o passeio pelo parque, tivemos a oportunidade de estar em contato com muitos outros animais, dentre eles uma linda borboleta, da espécie Morpho anaxibia. Adentrando uma das trilhas, subimos por um caminho ao lado de um lago de carpas, alimentado por um pequeno lago acima. Ao colocar as mãos na água, alevinos (filhotes de peixes) vinham te cumprimentar com certa insegurança, mas ao ganhar confiança, passavam a DEVORAR A SUA MÃO! Sem brincadeiras, kkk. Em busca de pele morta, eles davam pequenas mordidinhas indolores entre seus dedos em busca de alimento, sendo uma experiência muito divertida para todos nós. Ao fundo, observamos um siri caminhando pelas pedras e um gigantesco ninho de vespas.


A caminho da saída, fomos surpreendidos por uma família de Macacos-prego. Adaptados à vida semi-urbana, aprenderam a abrir as latas de lixo e procurar por comida.
Resultado de imagem para macaco parque lage
Macaco-prego (Sapajus sp.) semelhante ao
que vimos em nosso passeio,
e no mesmo local.- Créditos: Flickr

Como posso chegar lá?

A apenas algumas quadras do Jardim Botânico do RJ, o local é de fácil localização.
De entrada gratuita, o horário de funcionamento é: Diariamente, das 8h às 17h
Telefone: (21) 3257.1800 (21) 3257.1840
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22.461-000

Já teve a oportunidade de conhecer esta área verde ou possui dúvidas sobre o local, ou gostaria de conhecer um pouco mais? Nos dar dicas de locais para visitarmos? Escreva-nos um comentário!

Créditos:
http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/parque-lage.html

Comentários