Conheça o Jardim Botânico do RJ!

Em conjunto com o 16 Grupo Escoteiro Anhangá do RJ, trazemos para vocês um tema dividido em duas postagens sobre dois locais de ótima pedida para quem deseja desfrutar da natureza na Cidade Maravilhosa.

História

Materiais utilizados para a
fabricação da pólvora.
Acervo do Museu da Casa de
Pólvora do Jardim Botânico.
Fundado em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro nasceu de uma decisão de D. João de instalar uma fábrica de pólvora no meio da mata atlântica. Visando um local onde poderia aclimatar plantas exóticas, decidiu por tornar a área ao redor um jardim, onde buscava aclimatar a princípio especiarias do oriente como baunilha, canela, pimenta e principalmente o chá - que foi cultivado no jardim por Chineses a pedido do príncipe. Além da produção para comércio, o principal objetivo da cultura do chá era o estudo e a produção de sementes e mudas tanto desta especiaria quanto de matéria-prima brasileira com potencial econômico, como palha da bombonaça (Carludovica palmata), para confecção dos chamados chapéus do Chile ou do Panamá, e as amoreiras (Morus nigra), para alimentar casulos do bicho-da-seda.

Além das pesquisas, o arboreto foi ampliado e os pântanos drenados para servir como espaço de lazer para a população. Adornando-o com lagos e cascatas, o Jardim Botânico conferia à Corte ares de ‘civilidade’ e ajudava a propagar a beleza e a exuberância da natureza brasileira, inclusive junto aos estrangeiros que aportavam na cidade.

Sem mais delongas, vamos falar de Botânica...

Fora das estufas, cerca de 9 mil exemplares botânicos pertencentes à cerca de 1500 espécies são mantidas do arboreto. As famílias mais bem representadas no parque são Leguminosae, Arecaceae, Myrtaceae e Bignoniaceae. Cerca de 30% da flora nacional possui representatividade neste conjunto. Apesar do aparente baixo número, as plantas nativas possuem atenção especial dentro das estufas. As coleções de orquídeas e de bromélias somam mais de 8 mil vasos e mais de 1000 espécies, a maioria absoluta brasileira e obtida em expedições botânicas realizadas por pesquisadores da casa nos últimos 30 anos. A baixo, veja alguns exemplares em estufa no Bromeliário e Orquidário, além de exemplares encontrados pelo parque.
 
No Jardim Sensorial, podemos sentir o aroma inconfundível da Orquídea-chocolate (Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance')


Cactário do Jardim Botânico







         

Conheça a estufa de Plantas Carnívoras!

Apesar de se encontrar fechada para visitação, a observação dos cultivares é possível pelo vidro da casa. Um dos voluntários que ajudaram a aumentar o acervo de carnívoras Jardim Botânico é Carlos Sampaio. Confira o site dele clicando aqui.

Mais fotos e aventuras

Próximos à famosa Galeria de Palmeiras, pudemos ficar de cara a cara com um pequeno esquilo. Outros animais nos deram a honra de estarem por perto, e pudemos conhecer e observar a beleza de um Tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus). No grande lago do parque, conhecemos os famosos peixes do local, sem que nenhum deles faltasse a nos visitar! Os peixes moradores do grande lago do Jardim Botânico são: Carpas, traíras, tucunarés e cascudos. Na bilheteria do parque, conhecemos os carismáticos tigres-d'água (Trachemys dorbigni).

Como faço para visitar o local?

O arboreto está de portas abertas para visitação de segunda à domingo. Durante a vigência do Horário de Verão, as bilheterias ficam abertas até as 18h.
- Segundas-feiras: das 12h às 17h
- De terça a domingo: das 8h às 17h
A entrada é R$15,00 para apenas em dinheiro, com direito à meia entrada.

Para visitar o Museu do Meio Ambiente, o horário de visitação é segunda, das 12h às 17h. De terça a domingo, das 9h às 17h.

Já visitou este local alguma vez e deseja compartilhar sua experiência conosco? Envie um comentário e algumas fotos para que apareçam em nossa galeria! ;)
Alguma dúvida? Deixe um comentário!
Tropa Sênior Tabajara - Patrulha Agulhas Negras - 16 GE Anhangá
No próximo post, falaremos sobre o segundo ponto deste passeio, no Parque Lage. Fiquem ligados!

Fontes:
http://www.jbrj.gov.br/
https://www.carnivorasonline.com/
http://www.orquideasnoape.com.br/2015/01/orquidea-chocolate-aroma-inconfundivel.html

Comentários