Produzindo adubo 100% caseiro


Sou Leonardo, fundador e autor do blog e hoje os ensinarei a fazer o adubo que utilizo em minhas plantas mais sensíveis com bons resultados.
O adubo é composto basicamente por três elementos: cascas de ovos, cinzas de madeira e borra de café. Esses elementos irão fornecer a maioria dos nutrientes necessários a planta. Sendo mais específico, vou falar sobre cada um deles:
  • Borra de café: a borra de café fornecerá fósforo, potássio e nitrogênio em grandes quantidades para a planta.
  • Casca de ovo: fornece cálcio e potássio, e também aumenta a resistência das plantas.
  • Cinzas de madeira: ela é rica em potássio, fósforo e micronutrientes, e também aumenta a resistência das plantas.
O adubo é oferecido a planta em forma de trouxinhas utilizando coadores de café usados. Quando eu preparei, fiz da seguinte forma:
  • Lavei, deixei secar e triturei 3 cascas de ovos
  • Juntei 5 colheres de chá de borra de café
  • Juntei 5 colheres de chá de cinzas de madeira (atenção: as cinzas não podem ser de churrasqueira, por conterem gorduras e sais que podem causar mal a planta).
Em seguida, misturei tudo em um pote e distribui entre as trouxinhas que iria formar. No final, fiz 4 trouxinhas: duas grandes e duas pequenas (para serem usadas em diferentes plantas). Uma observação que faço é que coadores de café feitos de papel são úteis mas podem rasgar com o tempo, mesmo não tendo nenhum problema com isso até agora. Para substituí-los pode-se usar meia-calça velha ou qualquer outro material drenante que retenha os sólidos.

Abaixo está a textura final do adubo e das trouxinhas, a quantidade de adubo em cada trouxinha é você quem decide, usando mais adubo em plantas maiores e mais robustas.
20170720_123843.jpg

20170722_172442.jpg

Comentários