Durante um Congresso Online, tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre Enriquecimento e Bem-estar Animal (informações nos créditos). A apresentação abriu meus olhos sobre a variedade de oportunidades baratas e de fácil acesso para garantir a prevenção ao ócio e estresse dos animais em cativeiro, desde pets até animais de zoológico. É um tema ainda novo e pouco conhecido pelas pessoas, e por este motivo decidi abordá-lo aqui no blog para que vocês possam obter ainda mais conhecimento e, quem sabe, não decidir aplicá-los em seu dia-a-dia, não é mesmo?
Acima de qualquer coisa, devemos admitir que a vida em cativeiro para um animal silvestre nunca poderá chegar ao patamar de sua vida livre. Na natureza, o animal tem a oportunidade de enfrentar vários desafios e novidades em seu cotidiano, sendo estes bons ou ruins. Cada uma dessas atividades contribui para seu desenvolvimento.
Um animal cativo acaba possuindo uma vida um pouco mais parada, e a possibilidade de enfrentar momentos de tédio por conta da forte rotina torna-se alta. O estresse crônico enfrentado pelos animais, apesar de pouco perceptível causa sequelas muito mais severas do que um estresse momentâneo, como o de levar um susto pela presença de um predador. Automutilação, coprofagia e comportamentos repetitivos por ansiedade são adotados pelos animais em situações de estresse enquanto em cuidados humanos.
O papel de quem presa pelo bem-estar destes animais é buscar evitar ao máximo todos os aspectos negativos que o cativeiro possui. Mas como?
O enriquecimento ambiental consiste em investimentos para um animal em cuidados humanos através do proporcionamento de atividades, interações e outras oportunidades que o permitirão manter controle de seu próprio ambiente e comportamento. É dividida em cinco principais áreas...
Créditos na Imagem |
Alimentar
Consiste em oferecer desafios para que se exercitem enquanto comem, além de alimentos da época do ano, sorvetes e sopas, insetos para que possam ir atrás e até mesmo permitir que as mães ensinem seus filhotes a se alimentarem corretamente.
Uma onça-pintada se alimentando de um picolé para carnívoros. Créditos: GramadoZoo |
"Mas... sorvetes e sopas?!"
Sim! Na natureza, em momentos de muito frio ou calor, os animais possuem estratégias que os ajudam a aliviar a sensação intensa. Um exemplo, é ver os pássaros tomando banho em riachos para se refrescarem. Como em cativeiro nem sempre isso é possível, oferecer para os animais alimentos gelados ou quentinhos os ajudam a aliviar a sensação térmica do momento.
Físico
Oferecer obstáculos, plataformas e pêndulos possibilitam ao animal passar o tempo explorando os lugares e fortalecendo a musculatura simultaneamente.
Recinto dos primatas do Parque Ecológico de São Carlos |
Social
Esta área é dividida em duas partes, uma que trata do desenvolvimento interespecífico e uma para o intraespecífico.
No interespecífico os animais possuem a oportunidade de conviver com outras espécies, dividindo alimentos, partilhando das áreas de descanso e desenvolvendo a comunicação.
Desenvolvimento social interespecífico entre duas espécies de arara, sendo elas Arara Canindé (Ara ararauna) e Araracanga (Ara chloropterus). Créditos: Parque Fioravante Galvani |
Dois Lobos-Guará (Chrysocyon brachyurus) brincam com um objeto pendurado em um tronco. Créditos: Parque Fioravante Galvani |
Sensorial
Trabalhar sons, cheiros, cores e texturas com os animais faz aflorar sua curiosidade e estado de alerta. Durante essa atividade, até mesmo a simulação de uma caçada ou presença de um predador são utilizadas para permitir aos animais utilizarem de seu instinto.
Dentro desta garrafa, foram adicionados elementos para despertar a curiosidade nos dois. Créditos: Parque Fiovarante Galvani |
Cognitivo
Quebrar cocos e castanhas, utilizar galhos, desatar nós que prendem sacolas de alimentos e outros elementos que servem como "quebra-cabeças" para os animais desenvolvem seu senso de estratégia e permite por em prática sua inteligência.
Araras-Canindé (Ara ararauna) distraídas tentando partir os pedaços de coco. Créditos: nosbastidores.tumblr.com |
Enriquecimento Ambiental para cães. Créditos: Fun Place |
Créditos:
Palestra sobre Enriquecimento e Bem-estar Animal apresentada pela bióloga Sandra Campos durante o 1° Congresso Online Nacional de Animais Silvestres.
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe sua visão com a gente!