O que é Enriquecimento Ambiental?


Durante um Congresso Online, tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre Enriquecimento e Bem-estar Animal (informações nos créditos). A apresentação abriu meus olhos sobre a variedade de oportunidades baratas e de fácil acesso para garantir a prevenção ao ócio e estresse dos animais em cativeiro, desde pets até animais de zoológico. É um tema ainda novo e pouco conhecido pelas pessoas, e por este motivo decidi abordá-lo aqui no blog para que vocês possam obter ainda mais conhecimento e, quem sabe, não decidir aplicá-los em seu dia-a-dia, não é mesmo?

Acima de qualquer coisa, devemos admitir que a vida em cativeiro para um animal silvestre nunca poderá chegar ao patamar de sua vida livre. Na natureza, o animal tem a oportunidade de enfrentar vários desafios e novidades em seu cotidiano, sendo estes bons ou ruins. Cada uma dessas atividades contribui para seu desenvolvimento.

Um animal cativo acaba possuindo uma vida um pouco mais parada, e a possibilidade de enfrentar momentos de tédio por conta da forte rotina torna-se alta. O estresse crônico enfrentado pelos animais, apesar de pouco perceptível causa sequelas muito mais severas do que um estresse momentâneo, como o de levar um susto pela presença de um predador. Automutilação, coprofagia e comportamentos repetitivos por ansiedade são adotados pelos animais em situações de estresse enquanto em cuidados humanos. 

O papel de quem presa pelo bem-estar destes animais é buscar evitar ao máximo todos os aspectos negativos que o cativeiro possui. Mas como?

O enriquecimento ambiental consiste em investimentos para um animal em cuidados humanos através do proporcionamento de atividades, interações e outras oportunidades que o permitirão manter controle de seu próprio ambiente e comportamento. É dividida em cinco principais áreas...
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental
Créditos na Imagem

Alimentar

Consiste em oferecer desafios para que se exercitem enquanto comem, além de alimentos da época do ano, sorvetes e sopas, insetos para que possam ir atrás e até mesmo permitir que as mães ensinem seus filhotes a se alimentarem corretamente.
Imagem relacionada
Uma onça-pintada se alimentando de um picolé para carnívoros. Créditos: GramadoZoo
"Mas... sorvetes e sopas?!"
Sim! Na natureza, em momentos de muito frio ou calor, os animais possuem estratégias que os ajudam a aliviar a sensação intensa. Um exemplo, é ver os pássaros tomando banho em riachos para se refrescarem. Como em cativeiro nem sempre isso é possível, oferecer para os animais alimentos gelados ou quentinhos os ajudam a aliviar a sensação térmica do momento.

Físico

Oferecer obstáculos, plataformas e pêndulos possibilitam ao animal passar o tempo explorando os lugares e fortalecendo a musculatura simultaneamente.
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental
Recinto dos primatas do Parque Ecológico de São Carlos

Social

Esta área é dividida em duas partes, uma que trata do desenvolvimento interespecífico e uma para o intraespecífico.

No interespecífico os animais possuem a oportunidade de conviver com outras espécies, dividindo alimentos, partilhando das áreas de descanso e desenvolvendo a comunicação.
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental interespecífico
Desenvolvimento social interespecífico entre duas espécies de arara, sendo elas Arara Canindé (Ara ararauna) e Araracanga (Ara chloropterus). Créditos: Parque Fioravante Galvani
Durante o enriquecimento social intraespecífico, os animais de uma mesma espécie ganham momentos de interação.
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental
Dois Lobos-Guará (Chrysocyon brachyurus) brincam com um objeto pendurado em um tronco. Créditos: Parque Fioravante Galvani

Sensorial

Trabalhar sons, cheiros, cores e texturas com os animais faz aflorar sua curiosidade e estado de alerta. Durante essa atividade, até mesmo a simulação de uma caçada ou presença de um predador são utilizadas para permitir aos animais utilizarem de seu instinto.
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental sensorial
Dentro desta garrafa, foram adicionados elementos para despertar a curiosidade nos dois. Créditos: Parque Fiovarante Galvani

Cognitivo

Quebrar cocos e castanhas, utilizar galhos, desatar nós que prendem sacolas de alimentos e outros elementos que servem como "quebra-cabeças" para os animais desenvolvem seu senso de estratégia e permite por em prática sua inteligência.
Imagem relacionada
Araras-Canindé (Ara ararauna) distraídas tentando partir os pedaços de coco. Créditos: nosbastidores.tumblr.com
As contribuições dessas atividades para a vida dos animais são extremamente altas. Reduzindo o estresse, garantindo a saúde, trabalhando o fitness, desenvolvendo o comportamento social e até mesmo trabalhando no preparo para a reintrodução na natureza, o enriquecimento ambiental vêm ganhando cada vez mais um espaço merecido na atmosfera de zoológicos, centros de reabilitação, e até mesmo dentro de nossas casas.
Resultado de imagem para enriquecimento ambiental cognitivo
Enriquecimento Ambiental para cães. Créditos: Fun Place
É dever do ser humano responsável pelos cuidados de um animal zelar pelo seu bem-estar. Utilizando ferramentas simples, que podem ser tanto naturais quanto artificiais, tornar a vida de seus amigos muito mais interessante e empolgante fará uma grande diferença em como o animal irá interagir com as coisas ao seu redor.

Créditos:
Palestra sobre Enriquecimento e Bem-estar Animal apresentada pela bióloga Sandra Campos durante o 1° Congresso Online Nacional de Animais Silvestres.

Comentários