Hoje começaremos uma série de postagens sobre nutrição vegetal. Elas vão servir para todos que têm dúvidas em como adubar sua planta. Além disso, também é necessário ter estes conhecimentos por serem indispensáveis para que sua planta cresça, floresça, e se mantenha viva de forma saudável e vigorosa.
Os assuntos abordados serão os seguintes:
- Introdução
- NPK: os três principais nutrientes
- Macronutrientes
- Micronutrientes
- Adubos
- Como preparar seu próprio adubo 100% caseiro
Tabela contendo todos os elementos necessários para a nutrição de diversos tipos de plantas |
Este é o primeiro artigo da série que vai abordar os nutrientes utilizados pelas plantas em seu desenvolvimento. Para começar vou fazer um pequeno resumo sobre esses nutrientes e suas ações no organismo vegetal.
Para uma planta se desenvolver normalmente, sem nenhuma deficiência ou atrofia, ela precisa de 16 elementos básicos, sendo 13 deles nutrientes minerais. Estes nutrientes, dependendo do quanto são necessários para o desenvolvimento da planta, são classificados em macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S), que são mais requisitados pelas plantas, ou em micronutrientes (B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn), que são menos requisitados pelas plantas. Além desses nutrientes a planta também necessita de carbono (C ), oxigênio (O) e hidrogênio (H).
Mesmo com todos esses elementos indispensáveis, a planta pode se beneficiar dos seguintes elementos: sódio (Na), que beneficia plantas de regiões desérticas, silício (Si), que beneficia as gramíneas e o cobalto (Co), que beneficia as leguminosas.
Dentre esses elementos o carbono (C ) merece destaque por ser um elemento presente em todos os compostos orgânicos. Ele se apresenta em uma concentração natural na atmosfera de 350ml/L, na forma do dióxido de carbono (CO2). Ele é útil para o processo de respiração celular das plantas, onde ocorre a troca gasosa com a atmosfera e a metabolização de açúcares para fornecer energias e outros elementos como ácidos orgânicos, enzimas e etc. É interessante notar que nos processos de cultura in vitro, o açúcar é adicionado ao meio de cultura por conta do ambiente isolado onde a planta se encontra, impedindo a troca gasosa com a atmosfera e, portanto, também inviabilizando a obtenção de carbono e metabolização de açúcares de forma natural.
A figura ilustra algumas deficiências e atrofias sofridas pela planta pela falta de um ou mais dos elementos básicos e nos mostra a importância de fornecer as condições certa para a planta se desenvolver plenamente. |
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe sua visão com a gente!