Em nossos jardins é comum encontrarmos vários tipos de plantas como suculentas, Tuias, orquídeas e etc. Mas um tipo se destaca por ser bem excêntrico: as plantas carnívoras.
Dionaea muscipula típica. Créditos: Pinterest |
Similares às orquídeas em alguns quesitos como especialização e beleza, essas plantas são simplesmente fantásticas. Elas evoluíram para buscar novas fontes de nutrientes, na maioria das vezes os insetos. Esses insetos, ou outros elementos orgânicos (como folhas, dejetos e etc), fornecem nitrogênio e fósforo em grandes quantidades como suplemento para a planta, uma vez que o substrato em que vivem não é propício para a absorção de nutrientes.
Com essa evolução, surgiram formas belas e curiosas de capturar e digerir sua refeição. Nas Droseras temos uma mucilagem que cobre as folhas, grudando e digerindo os insetos, nas Dionaeas temos as famosas "bocas" que se fecham com o inseto dentro delas, nas Nepenthes, Sarracenias, Heliamphoras e Darlingtonias temos a formação de jarros (ascídeos) onde os insetos caem e são digeridos e por aí vai.
Ilustração com inúmeras espécies de plantas que se beneficiam por meio do Carnivorismo. Dentre elas, temos dionaeas, nephentes, heliamphoras e sarracenias. Créditos: Na imagem/Pinterest |
Em breve serão abordados em detalhes cada um dos principais gêneros e espécies de plantas carnívoras, bem como sua forma de cultivo e outros detalhes. Não perca!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe sua visão com a gente!