É comum sobrar em nossa casa restos de alimentos ou até mesmo folhas do jardim e tratamos isso como um problema, mas pode ser uma solução. Estes restos de alimentos e outros tipos de matéria orgânica (como folhas velhas) carregam diversos nutrientes, que quando decompostos por bactérias viram um adubo riquíssimo e controlado para plantas.
Para conseguir esse resultado você deve seguir o processo de compostagem. Para isso você deve realizar pequenas ações, como separar seu lixo orgânico (resto de alimentos, folhas velhas e etc) do lixo inorgânico (vidro, plástico, papéis e etc) e jogar seu lixo orgânico em uma composteira. Uma composteira é uma pilha de caixas onde se encontram substrato (pode ser terra ou palha) e os organismos que irão efetuar a decomposição do seu lixo, como bactérias que irão surgir naturalmente ou minhocas que ajudam no processo.
Existem algumas dicas e regras que aumentam a eficácia da composteira e a qualidade do seu adubo, como por exemplo:
- Dê preferência por lixo orgânico vegetal, como resto de saladas, frutas, legumes, folhas e etc.
- Evite resto de carnes, ossos e óleos, esses materiais causam mal cheiro e atrasam o processo de decomposição.
- Mantenha sempre o substrato úmido, mas nunca seco ou encharcado.
Se tudo for feito corretamente, o resultado deve ser uma material escuro, úmido e rico em matéria orgânica, que pode ser misturado com a terra para criar um solo fértil para suas plantas. Além disso você recicla seu lixo e gera o chorume biológico, que pode ser utilizado como fertilizante líquido para seu cultivo.
Faço compostagem há 2 anos , 50 kg por mês. Já completei 1 tonelada. É muito simples de fazer.
ResponderExcluirWow! É um ótimo hábito com ótimos resultados, se quiser pode compartilhar mais conosco.
Excluir