Animais silvestres e exóticos: conhecendo seu pet e a necessidade de adotar grande responsabilidade



Animais exóticos precisam de cuidados exóticos! Portanto, se planeja ou já possui um animalzinho mais incomum em casa, que tal ler esse texto para entender um pouco mais sobre suas inúmeras opções e necessidades?

Acredito que a empolgação de se ter um animal incomum, simpático e com grande personalidade dentro de casa já passou pela cabeça de muitas pessoas, afinal, quem não gostaria de ter ou presentear alguém com um coelhinho ou chegar em casa e poder relaxar observando um aquário ou terrário de répteis? Entretanto, é muito importante frisar que por serem animais tão diferentes, estes bichinhos irão necessitar de uma atenção muito grande de seu dono, desde seu planejamento até a chegada do novo membro da família.

ANIMAIS SILVESTRES PRECISAM DE LICENÇA para serem considerados pets sem que causem algum problema. O tráfico de animais silvestres é um problema real e está no topo da lista de ameaças de extinção de inúmeras espécies que são ilegalmente capturadas da natureza para comércio. Portanto, ao pensar em possuir um animal deste tipo – principalmente não nativo e aves como papagaios e araras, que sofrem muito com este problema – certifique-se de saber se o seu fornecedor é confiável, tendo ele a autorização do IBAMA para a criação de seu pet caso este esteja na lista de espécies silvestres e/ou exóticas. Sabemos que é um fator trabalhoso, mas é sempre importante valorizar a conservação da natureza e contribuir com isso. Tendo essa atitude, estará mostrando uma real preocupação e respeito com seu novo animal.
  • Espaço: lembre-se de que seu pet precisará de conforto, portanto, busque mantê-lo em uma área que o permita caminhar/nadar/rastejar livremente e se distrair com vários elementos decorativos (mais naturais possíveis) pela sua casinha. É um fator importante pelo fato de que certos animais têm seu crescimento atrofiado por não possuírem espaço para se locomover, como é o caso de peixes.
Beautiful two level chinchilla cage setup with lots of wooden ledges and hideouts.
  • Temperatura: é necessário um planejamento bastante atencioso quanto aos preparativos para a chegada de seu novo amigo. Alguns animais precisam de cuidados especiais por possuírem organismos muito diferentes do nosso, sendo este um fator extremamente importante para répteis e peixes, por exemplo. Estes animais regulam a temperatura do corpo para se adaptar à temperatura do ambiente ao seu redor, porém, estar em contato com temperaturas muito diferentes do que ele lida na natureza pode comprometer o funcionamento de seu metabolismo. Para solucionar este fator, pesquise sobre as inúmeras maneiras de manter seu terrário ou aquário sempre equilibrado no quesito temperatura.
Resultado de imagem para terrário para repteis
  •    Parâmetros da água: Em especial para animais aquáticos, o controle dos níveis de qualidade da água deve ser rigoroso para que sua saúde se mantenha estabilizada. Busque informações para conseguir simular um habitat mais fiel possível ao de origem de seu bichinho. 
847cb087ef52cc2f51af471fdefe7172.jpg 600×450 pixels
  • Alimentação: a nutrição de animais exóticos é de extrema importância para garantir o nível de saúde de seu organismo. A qualidade e quantidade de opções de alimentos irão interferir visivelmente em fatores como energia, beleza da pele/penas/escamas, saúde bucal (principalmente para roedores e lagomorfos) e imunidade. Pesquise sobre a dieta de seu bichinho, buscando torná-la a mais variada e fiel possível. Este fator também contribui para o bem-estar psicológico, já que evita que o animal se estresse por comer sempre a mesma comida (afinal, quem gostaria de comer apenas arroz todos os dias, não é mesmo?)
2016 foi um ano cheio de acontecimentos para a beleza sem crueldade ! Lotes de novas marcas eme...
  • Voo: aves PRECISAM voar! Caso queira possuir um animal desta categoria, esteja ciente da grande responsabilidade em cima deste quesito. Viver em uma gaiola sem ter espaço para voar causa atrofiação das asas e até mesmo obesidade. Sabendo que muitas pessoas não possuem espaço e condições de manter aves em viveiros, alguns países mais desenvolvidos estão tentando o treinamento de aves utilizando métodos de falcoaria, proporcionando uma qualidade de vida extremamente mais saudável para seus pets.
Arara-canindé (Ara ararauna)
  • Animais resgatados: Caso encontre um animalzinho machucado e não possua nenhum tipo de habilitação ou treinamento para manejo, encaminhe-o para um Centro de Triagem de Animais Silvestres, garantindo maior sobrevivência para o bichinho e protegendo sua casa de alguma ameaça à saúde de quem já mora nela, já que alguns animais podem transmitir doenças para os seres humanos, como é o caso da raiva transmitida por esquilos e morcegos.
Apesar de darem realmente bastante trabalho, esta atenção para o cuidado com seus pets fará grande diferença. Para provar seu amor aos animais, demonstre sempre dedicação e respeito com todos eles, principalmente para os que estiverem em seus cuidados. Com certeza seu pet se sentirá cada vez mais confortável com sua presença se perceber o quanto você se empenha em mantê-lo em conforto!

Comentários