Suculentas - O que são?


São plantas que possuem modificações que lhes permitem viver em ambientes áridos e pouco habitados. A vantagem de viver nesses ambientes é que, por conta de poucas espécies de plantas sobrevivem ali, o número de herbívoros também é baixo, então elas ficam mais seguras de predadores. As modificações que permitem essa sobrevivência a elas é a criação de reservas de água e nutrientes em seus caules/raízes/folhas, e por isso eles tem um aspecto “gordinho”.

Outra característica também interessante das suculentas é a sua fácil reprodução. Algumas suculentas se reproduzem por embriões foliares, as mudinhas que ficam presas e se desenvolvem na borda da folha, caindo no solo e formando uma nova planta depois de um tempo. Um exemplo de suculentas que se reproduzem dessa forma são as pertencentes ao gênero Kalanchoe. Porém, elas também se reproduzem através de folhas caídas no solo ou cortes no caule, o que torna muito fácil sua propagação, mesmo sem muitos conhecimentos.

Como cuidar de suculentas

Como cultivar essas belas plantas? No geral, elas são de cultivo similar às plantas comuns, porém com exigências menores. Vejamos:
  • Regas: este é um ponto crucial no cultivo de suculentas, o excesso de regas pode causar doenças e apodrecer a planta. Regue a sua suculenta uma vez por semana no verão e uma vez a cada duas semanas no inverno. Nunca regue sua suculenta com muita frequência, para se certificar de que é mesmo a hora de regar, verifique se o substrato está seco e solto.
  • Reprodução: a reprodução assexuada das suculentas é extremamente fácil. Por conta das suas grandes reservas nutritivas, a regeneração de partes isoladas como folhas que foram arrancadas tem grandes chances de ocorrer. Formas de reprodução assexuada (clonagem) são: arrancar folhas, cortar o caule e em alguns casos até mesmo o corte de raízes. Nestes casos a planta se regenera através do seu meristema, fato que já foi explicado em outro post do blog e ainda será explicado mais detalhadamente no futuro. Na reprodução sexuada (sementes) o processo ocorre como em qualquer outra planta.
  • Substrato: Use 50% de terra e 50% de areia com material drenante no fundo (pedregulhos ou argila expandida por exemplo). O substrato deve ser drenante, solto e aerado, caso precise pode adicionar cascalho no substrato. O uso de material drenante no fundo serve para escoar a água e evitar o apodrecimento das raízes.
  • Luz: suculentas precisam de sol direto. Procure deixar elas no sol direto cerca de 4 horas ou mais por dia para que ela possa se desenvolver saudavelmente. Não tenha medo de colocá-las no sol ou clima seco, elas se adaptaram justamente para isso e irão adorar viver assim.
  • Vasos: use vasos com uma boa drenagem, é muito importante não deixar água acumulada no vaso, pois isso pode apodrecer as raízes das suculentas. Caso cultive suas suculentas em terrários faça sempre um furo de drenagem.
Como podem ver, o cultivo de suculentas não é nem um pouco difícil e possui apenas umas poucas especificações. Sendo assim, todos podem cultivar essas plantas magníficas mesmo sendo iniciantes no cultivo. Boa sorte!

Comentários