Olá, sou Leonardo e o adubo que irei ensinar é composto por apenas dois ingredientes: água e chorume.
O chorume biológico é obtido através do processo de decomposição de matéria orgânica. Normalmente, em nossas residências, esse líquido pode ser obtido através da compostagem de restos de comida e lixo orgânico em composteiras. Composteiras são caixas contendo substrato, onde será realizada a decomposição, e uma caixa coletora, onde será recolhido o chorume. Mais a frente irei ensinar como fazer uma utilizando apenas 3 potes de sorvete.
Após o chorume ter sido obtido, basta apenas diluí-lo em água e utilizá-lo para fazer fertirrigação (adubação por regas) ou adubação foliar (borrifar o adubo nas folhas da planta). Para fazer o adubo líquido de chorume, siga o passo a passo abaixo:
- Coletar o chorume da composteira
- Coar o chorume para retirar os sólidos e partículas em suspensão
- Em um recipiente, misturar de 5 a 10 partes de água e uma parte de chorume (dependendo da concentração do chorume e da sensibilidade da planta).
Importante! No caso de plantas que não estejam acostumadas ao nível de nutrientes de um solo convencional, como as orquídeas, misturar 1 parte de chorume para 20 de água.
Obs.: Como o chorume biológico possui uma carga orgânica muito alta que faz bem ao solo, é recomendado utilizar água sem cloro para não diminuir esse potencial. Para eliminar o cloro da água, basta deixá-la descansando durante 24H.
No caso de plantas que não estejam acostumadas ao nível de nutrientes de um solo convencional, como as orquídeas, misturar 1 parte de chorume para 20 de água.
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe sua visão com a gente!